quarta-feira, 22 de março de 2017

Desenvolvimento infantil

Ao longo da vida, os seres humanos passam por complexos processos de desenvolvimento, mas as rápidas mudanças que ocorrem durante os primeiros períodos do ciclo vital são mais amplas do que em qualquer outro momento (1). A infância é uma fase crítica do desenvolvimento e se caracteriza por um processo intenso de crescimento e maturação biológica (2). Nessa fase, firmam-se os alicerces para a posterior aquisição de habilidades mais complexas.

O processo vitalício de desenvolvimento inclui os domínios físico, cognitivo e psicossocial (1). O desenvolvimento cognitivo compreende as diferentes capacidades mentais, tais como percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, aprendizagem, julgamento moral, criatividade. Dentro desse domínio do desenvolvimento estão também as funções executivas, que “referem-se, de forma geral, à capacidade do sujeito de engajar- se em comportamentos orientados a objetivos, ou seja, à realização de ações voluntárias, independentes, autônomas, auto-organizadas e orientadas para metas específicas” (3). Todas essas capacidades mentais estão intimamente relacionadas ao crescimento físico e à competência socioemocional.

Portanto, estar atento às crianças em seus primeiros anos de vida é fundamental. As vivências, as oportunidades, os estímulos e as aprendizagens desse período vão nortear todo processo de desenvolvimento. Além disso, a sensibilidade para atender às necessidades do bebê, o afeto dedicado à criança, a orientação, o interesse e a valorização dos cuidadores nessa fase inicial contribuem para a consolidação do sentimento de segurança e de uma autoestima adequada. Fatores estes que favorecem a aprendizagem.

Além disso, é essencial ao desenvolvimento a participação da criança em diferentes contextos sociais, como a família estendida, a comunidade onde vive, a escola. Neste espaço especificamente, a criança interage com um novo mundo, repleto de possibilidades, mas sem o aconchego familiar. Assim, ela já começa a trilhar sua própria trajetória, conquistando, a cada dia, novas habilidades e autonomia.

Referências Bibliográficas
(1) PAPALIA, D.; OLDS, S.W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 8. ed. Porto alegre: Artmed, 2006.
(2) MECCA, T. P., ANTONIO, D. A. M., MACEDO, E. C. Desenvolvimento da inteligência em pré-escolares: Implicações para a aprendizagemRevista de Psicopedagogia, 29 (88), 66-73, 2012
(3) GODOY, S., DIAS, N. M., TREVISAN, B. T., MENEZES A., SEABRA, A. G. Concepções teóricas acerca das funções executivas e das altas habilidadesCadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 10 (1), p. 76-85, 2010.


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